Busca

9 de novembro de 2009

E o fim de ano!?

Fim de ano chegando... festas... Natal, Réveillon 2010; para alguns praia, viagens, descanso, promessas; para todos: janeiro... e CONTAS! Isso mesmo: CONTAS!

Por que não começar 2010 bem, com a conta no azul e longe do saldo zerado, bem de vida, podendo pagar todas as grandes obrigações de início de ano: impostos, material escolar, e várias outras contas?

Tudo isso depende de planejamento, execução, controle e disciplina. Hábitos de consumo também estão no rol das atitudes.

É muito simples, todos nós reconhecemos isso; porém, para a maioria das pessoas, nada fácil...

Quem ainda não comprou os presentes de Natal, digo que está bem próximo do preço dos produtos subirem às alturas (se já não estão); comprar com antecedência e fora de época pode ser mais benéfico para o bolso do que se imagina. É certo que alguns presentes, no caso de Natal, por exemplo, só são vendidos na época. Mas a maioria dá para comprar antes beneficiando-se das promoções.

Vamos fazer uma analogia só para entender melhor: em que época, para economizar e ainda ficar na moda (nada de modismos!) deve-se comprar roupa de praia? Quando vai virar a estação, ou seja, no final do verão onde já anunciam as coleções outono-inverno. E o contrário também é vedadeiro: época para se comprar roupa de frio é no final do inverno (primavera-verão), em setembro (no caso do Brasil) aproximadamente.

Também deve-se pensar no 13º de diversas formas diferentes:
  • para quem está endividado, liquide a dívida ou negocie-a o quanto antes;
  • para quem não está endividado, uma boa dica é dividir a remuneração extra em 3: gastar 1/3 do jeito que você quiser (hora de "torrar", afinal, você merece!), outro 1/3 para as contas de início de ano e o outro 1/3 para investir no futuro.

De qualquer forma, aprendamos a nos planejar melhor e não sermos deixados pela euforia de momento que pode ser mágica, mas, posteriormente, trágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário