Busca

5 de agosto de 2009

O Melhor Investimento do Mercado

Abaixo um bom artigo de um excelente Educador Financeiro, Erasmo Vieira (www.planilhar.com.br):

Este é um segredo que hoje vou contar. No mercado brasileiro existem muitas formas de investimentos. Em aplicações financeiras podemos começar com a velha e mais conhecida poupança, passando por CDB (Certificados de Depósitos Bancários), Fundos de diversas opções, ouro, título de capitalização, moeda estrangeira até a compra de ações de empresas. Além destas temos imóveis, negócios próprios entre outros.

Para começar carro, moto, casa para morar não devem ser tratados como investimentos e sim como gastos que irão gerar despesas no orçamento mensal, o mesmo vale para consórcio. Na compra de um consórcio você tem a obrigação do pagamento mensal e receberá o dinheiro ou uma carta para a compra de um bem no futuro. Se você tiver a disciplina de colocar o dinheiro na poupança todo mês no valor da prestação do consórcio, você terá mais dinheiro no futuro. Carro definitivamente não é investimento, principalmente se for comprado financiado pagando-se juros, assim você paga mais e no futuro na venda receberá menos. A casa ou apartamento que você mora e provavelmente não vai vender tão cedo é a mesma coisa, ela pode até valorizar mais você não vai vender por isto não receberá retorno sobre seu investimento.

Este é um assunto muito delicado, pois cada pessoa tem uma necessidade no futuro. Para que possamos orientar sobre investimentos precisamos saber o quanto vai investir, se vai ser um investimento único ou com aportes mensais e principalmente quando e como este dinheiro vai ser utilizado. Guardar dinheiro é importantíssimo, contudo tem que ter uma definição para usar esta grana.

Não acredite em milagres para investimentos. Eu acredito que o investimento em longo prazo pode realmente multiplicar o seu dinheiro mais muito cuidado com mágicas como: avestruz, boi gordo, contêineres, etc. Desconfie de investimentos com retornos altos no curto prazo.

Também na hora de montar um negócio próprio, faça um plano de negócios e monte a sua empresa no papel em primeiro lugar para ver os resultados, não arrisque suas economias em furadas. Investimento em negócio próprio é aplicação de alto risco.

Resumindo o melhor investimento é “Guardar dinheiro” isto mesmo. Ter sempre uma reserva financeira na poupança, no banco, na cooperativa, buscando aplicações seguras e com históricos de boas rentabilidades. Assim você poderá garantir o seu futuro.

Que todos possam viver em paz com seu Dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário