Busca

23 de junho de 2009

Dinheiro X Felicidade

Vamos falar sobre Riqueza. De acordo com o Mini-dicionário da Língua Portuguesa Silveira Bueno (FTD), a palavra riqueza significa: "qualidade de quem é rico; abundância; fertilidade". Vamos um pouco mais longe. De acordo com a mesma fonte, a palavra rico significa: "que possui muitos bens; opulento; fértil; magnífico".

É claro que essa é a interpretação que normalmente temos, principalmente quando falamos de bens e dinheiro. Mas vocês sabiam que existem dois tipos de pessoas pobres? Existem os pobres com dinheiro e os pobres sem dinheiro. Riqueza também está relacionada à felicidade. Dinheiro não traz felicidade, riqueza em sua plenitude sim.

Pensem naquelas pessoas que são "podres de ricas": lembrando dos desenhos animados, que queimam dinheiro na lareira para que essa continue acesa, mas que são isolados, em uma enorme mansão, velhos, e (o pior) nutrem um enorme sentimento de solidão. Essa pessoa é rica? Financeiramente sim... mas acredito que não tenha valido a pena acumular tanto dinheiro e não ter ninguém.

E como seria o outro lado da moeda? Uma família unida, simples, mas que sempre festeja a vida, seja com uma música tocada no violão, seja nas festas da igreja, da comunidade. É bem provável que essa riqueza tenha mais valor que a outra. Agora vocês devem estar gritando: "Ei! Mas espera aí?! Ser simples e passar por diversas dificuldades financeiras é tão ruim quanto ser milionário e não ter ninguém". Engana-se quem pensa assim. É mais fácil fazer com que as pessoas simples adotem uma atitude de riqueza em relação ao aspecto financeiro, do que mudar hábitos e atitudes (muitas vezes sustentados por status e egocentrismo) de pessoas que não são ricas como pessoas!

"Aprenda a ser feliz com aquilo que tem enquanto persegue tudo o que quer." (Jim Rohn)

Nenhum comentário:

Postar um comentário