Busca

25 de junho de 2009

Como desenvolver sua Estratégia de Investimentos

Geralmente, as pessoas têm tendência a investir de forma casual, comprando ações e de forma isolada, mas raramente decidem como devem estruturar a sua carteira de investimentos. Sem uma estratégia a guiar as compras, estas carteiras podem conter investimentos que são inadequados para certas circunstâncias. Assim, de forma a conduzir adequadamente suas decisões de investimento, leve o tempo que for necessário a desenvolver uma estratégia seguindo estes passos:

1) Identifique suas metas financeiras

Isto o ajudará a determinar quanto de dinheiro necessita acumular e de quanto tempo vai precisar para consegui-lo. As necessidades de liquidez, retorno desejado do investimento, necessidades atuais de rendimento, tamanho da carteira, situação fiscal, idade e período de investimento – todos podem ter um impacto significativo na seleção dos investimentos apropriados. Por exemplo, fundos que serão necessários em 2 ou 3 anos devem ser investidos de forma diferente dos fundos que podem aplicar a 20 ou 30 anos.

2) Reveja as alternativas de investimento

Não se limite aos investimentos que tem atualmente. Investigue todas as opções, incluindo renda fixa, fundos de ações, fundos de investimento, fundos imobiliários, futuros, commodities e outras escolhas. Assegure-se de entender os aspectos básicos de cada um, examinando os tipos de riscos a que estão sujeitos assim como os seus índices históricos de retorno.

3) Avalie a sua tolerância ao risco

Cada um tem a sua própria tolerância ao risco. Enquanto uns não suportam a idéia de perder o que quer que seja do seu capital, outros se sentem confortáveis com esta hipótese se significar que ao correrem mais riscos aumentam as taxas de retorno de investimento. Assegure-se que compreende muito bem os riscos e as vantagens de todo e qualquer investimento.

4) Decida como diversificar a carteira

Decida que percentagem da carteira de investimentos deve ser atribuída a cada opção de investimento. Dentro de cada categoria, tome decisões de atribuição de recursos para cada categoria específica. Por exemplo, dentro da categoria de ações, pode selecionar investir em blue chips (ações listadas no Ibovespa), ações de segunda linha ou terceira linha. Cada estratégia de atribuição de ativos variará baseado em circunstâncias individuais. Além do mais, a sua estratégia pode vir a ser alterada com o tempo à medida que se altere a situação financeira de cada um.

5) Compare a carteira de investimentos atual à desejada base de ativos onde se sente mais à vontade de investir

Calcule que parcela da carteira atual será investida em cada categoria. Olhe cuidadosamente para cada investimento que possui, assegurando-se que as razões que inicialmente escolheu, em termos de critério de investimento, permaneçam válidas. Neste ponto determine que alteração queira efetuar na carteira de forma a ajustá-la com a diversificação de ativos que selecionou previamente. Se houver lugar para mudanças importantes, você pode querer fazê-la de forma gradual.

6) Monitore periodicamente a sua carteira

Para assegurar que a estratégia de investimento permanece atualizada, reveja a carteira pelo menos anualmente, fazendo as adaptações que forem necessárias. Desenvolver uma estratégia de investimento eficiente exige avaliar muitos fatores, mas pode garantir uma estratégia de maximização do sucesso para que se atinjam os objetivos de médio/longo prazo. Poderá, ainda, permitir que se mantenha o compromisso com a estratégia delineada durante os períodos de maior volatilidade do mercado. Se a volatilidade do mercado começar a incomodar, reveja, e anote por escrito, as razões que te conduziram a selecionar tais opções. Essa lembrança deverá te manter focalizado no longo prazo e poderá ser preciosa quando fizer revisões/ajustes futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário