Busca

16 de janeiro de 2012

IPVA, IPVA... tem que pagar, né?!


Hoje começa o vencimento do IPVA. É o momento de definir se vai pagar a parcela única com desconto ou se vai parcelar o imposto em três vezes.


Se o imposto já é pesado para quem vai pagar o IPVA vindouro, imagina para quem está com o IPVA de 2011 atrasado? Infelizmente, essa é uma situação delicada que acontece. Para se ter ideia, de acordo com o DETRAN-MG, cerca de 17% da frota mineira está em situação irregular. Além dos riscos, o condutor que for parado pode ter seu veículo apreendido, sofrerá perdas de pontos na carteira de habilitação e terá que arcar com as despesas relacionadas a esse veículo.

O valor do IPVA é calculado de acordo com o modelo e o ano do veículo e vai até 4% do valor do bem de acordo com a tabela FIPE – carros até 4% e moto até 2%. Além do mais, existe o seguro obrigatório –DPVAT– e a Taxa de Licenciamento. Sim, não é nada barato. O pior é que o imposto (na maioria das vezes) não é bem aplicado e com isso tem-se a sensação de que o que se está pagando não retorna para a população em forma de benefícios. Aqui em Minas, pagando-se à vista, tem-se o desconto de 3% sobre o imposto.

Mas é melhor pagar à vista ou parcelar? Se você tiver o dinheiro para pagar o imposto de forma integral, prefira o pagamento à vista. Comparando à renda fixa, não existe aplicação financeira que renda 3% ao mês, portanto, aproveite o desconto. Caso não tenha outro jeito, parcele. A quitação integral se dará em março, mas é melhor (muito melhor, obviamente) do que ficar inadimplente. se você não tem dinheiro para pagar o imposto, procure linhas de financiamento nos bancos para essa finalidade. Não é o melhor dos mundos, mas ao menos você fica em dia com essa obrigação.

Uma orientação importante é a seguinte: se você sabe que vai ter que pagar o imposto e as taxas no ano seguinte, sabe o valor aproximado que ele vai custar, por que não poupar ao longo do ano para que quando chegar 2013 você quitar a obrigação com desconto? Assim, quando essa época chegar você terá construído para si, ao longo do ano, a tranquilidade da quitação integral desse compromisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário