Busca

15 de abril de 2011

Razões para Acreditar

Já tem alguns dias que uma propaganda vem me chamando muita atenção. Todas as pessoas no mundo conhecem o produto, seja aqui no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa, na China, em qualquer país africano ou em qualquer ilhota que exista no oceano pacífico. É a marca mais valiosa do mundo: a Coca-Cola. Para quem não sabe, esse produto nasceu a partir de uma fórmula mais um ingrediente muitíssimo especial: imaginação. Como já devem ter visto, a empresa está completando 125 anos e está com um comercial envolvente.

Segue abaixo o comercial:



Apesar que é uma propaganda para reforçar a marca e o produto, me levou a pensar o quão fortes e grandes podemos ser apenas se quisermos. Vamos contar um pouquinho da história da Coca-Cola, só para nos situarmos.

Em 1886, enquanto a Estátua da Liberdade estava sendo erguida em Nova Iorque, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta que gostava de manipular fórmulas medicinais com o intuito de curar dores de cabeça, criou uma mistura líquida de cor caramelo. O contador desse farmacêutico, que se chamava Frank Robinson, batiza a bebida com o nome de Coca-Cola - detalhe: a caligrafia do nome é desse mesmo contador até hoje! Era uma bebida que se misturava à água gasosa e as pessoas a consideravam muito especial. Nos primeiros anos vendia-se cerca de 9 copos (237ml) por dia da bebida a US$ 0,05 cada (muito dinheiro para a época). Em 1891, o farmacêutico toma a decisão de vender por R$ 2.300,00 sua fórmula para um vendedor de balcão: Asa Candler - essa era a economia de toda sua vida! Esse homem, visionário, vendedor nato, faz a bebida ser conhecida em outras grandes cidades e a coisa começa a tomar proporções gigantescas. Depois disso a Coca-Cola passa para outros donos e só vai se alastrando no mundo. Não quero me delongar em contar toda a história, pois ela, claro, é grande e repleta de detalhes.

O que quero expor é que uma pequena, simples idéia, simples ATITUDE fez com que um líquido de cor caramelo se tornasse a bebida mais conhecida por todos mundialmente.Fez com que, um século depois, a empresa The Coca-Cola Company produzisse mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope.

O vídeo de comemoração mostra que existem mais pessoas ou coisas boas no mundo do que reportam a TV, os sangrentos jornais, revistas, mídia em geral. Existe sim, muita gente que quer fazer o bem e faz o bem todos os dias. Existem pessoas ruins? Sim, claro e infelizmente - mas elas são tão poucas que quando a mídia tem que "vender", faz qualquer coisa para o fato ruim ficar maior e pior do que já é.

Todos nós somos repletos de capacidades, cada um com a sua de forma diferente e complementar. podemos construir o nosso futuro e, durante esse caminho, ir ajudando os outros sempre que possível. Conforme disse, em algum tweet que enviei a alguns dias, vou escrever minha experiência pessoal sobre como eu estou mudando a vida de pessoas, sua vida financeira e, inclusive, sua vida social, familiar... e hoje, enquanto ainda não escrevo minha experiência (e ela tem que ser completa), posso dizer que através de minha profissão ajudarei milhares de pessoas a melhorarem suas vidas e, melhorando hábitos, a mudar a vida das próximas gerações. Por enquanto só fiquem com a seguinte mensagem: você faz a diferença no mundo para alguém e isso é MUITO importante!

Aguardem! (e comentem!)


PS.: em uma consulta que realizei no meio da terde de hoje MEDO gerava 75.400.000 de resultados no Google; AMOR retornou 444.000.000 - bem mais expressivo, não?!

Um comentário: