Busca

28 de março de 2011

Os promissores Fundos Imobiliários

Nas últimas semanas tenho trabalhado bastante: escrevendo material para cursos, desenvolvendo e remodelando as apresentações (enormes, mas muito bem feitas e didáticas - não sou nada modesto, né!? [risos]), melhorando, aumentando as funcionalidades e encorpando simuladores [de ações], bem... muita coisa.

No meio desse caminho, muita coisa me chamou atenção. Uma delas em especial é o tema deste post: os fundos imobiliários. O Fundo Imobiliário é o instrumento mais eficiente para qualquer tipo de investidor que queira ter acesso ao investimento em negócios de base imobiliária. Eles são formados por grupos de investidores com o objetivo de aplicar recursos, solidariamente, em todo o tipo de negócios de base imobiliária, seja no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos. Do patrimônio de um fundo podem participar um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, etc.

Chega a ser muito tentador, especialmente por suas diversas vantagens frente a compra ou administração direta de imóveis:

Acesso a empreendimentos de qualidade: Os fundos reúnem vários investidores que, somados, representam um volume de investimento significativamente elevados, possibilitando adquirir participações ou mesmo imóveis inteiros antes inacessíveis a investidores individuais.

Acesso a inquilinos ou atividades de primeira linha: Os fundos imobiliários brasileiros são proprietários de grandes shopping centers (ex.: Shopping Higienópolis, Dom Pedro, ABC Plaza, etc.), empreendimentos dentre os melhores do país no setor varejista, além de possuírem imóveis locados a inquilinos de excelente qualidade: adquirindo quotas do Fundo Torre Almirante tenha como inquilino a Petrobrás; comprando quotas do fundo Memorial Office tenha como inquilino o Grupo Telefônica; no Almirante Barroso tenha a Caixa Econômica Federal!

Acesso de investidores de qualquer porte: pelo valor baixo de suas quotas (os lançamentos mais acessíveis aceitaram investimentos iniciais a partir de R$ 1.000,00), desde pequenos poupadores até grandes fundos de pensão ou fundos internacionais têm acesso a este mercado. Hoje encontramos fundos com qutoas no valor de um pouco mais de R$ 100,00!

Praticidade: para se vender um imóvel, por menor que seja, há necessidade de se obter uma série de certidões, anuência do cônjuge, além de custos caros de corretagem, cartório, ITBI, etc., num processo moroso e caro. As quotas dos Fundos Imobiliários que são alvo dos investidores pessoa física são negociadas na BM&FBovespa, cuja negociação é rápida (uma vez fechado negócio, o vendedor recebe seu dinheiro em D+3, ou seja, no 3º dia útil após o dia da venda) e sem qualquer burocracia, desde que as qucotas estejam depositadas junto à corretora de valores que representa o vendedor.

Fracionamento: se um proprietário de um imóvel necessita de recursos para uma viagem, por exemplo, e só possui um imóvel, terá que vendê-lo, mesmo que o valor que necessite seja parte do valor que estava investido no imóvel. Com quotas de um fundo imobiliário basta vender somente o montante necessário. Por outro lado, se um investidor recebe a renda de um fundo imobiliário e não vai necessitar destes recursos, pode comprar mais quotas deste fundo ou de outro; com imóveis, da forma tradicional, isto não é possível.

Transparência: a negociação das quotas num mercado organizado e transparente como o da BM&FBovespa traz a segurança de que se está fazendo um negócio pelo melhor preço possível no momento, já que todo o mercado tem a informação do que está ocorrendo, bem como das ofertas de compra e venda.

Terceirização da administração: ter quotas de um fundo imobiliário é não ter que administrar diretamente o investimento imobiliário feito, missão que é desempenhada por profissionais do mercado, fiscalizados e sob a responsabilidade de uma instituição financeira administradora.


Não quero me delongar explicando em mais detalhes esses recentes instrumentos financeiros que, a meu ver, ainda nem começaram a despontar no mercado brasileiro. Porém, se quiserem, observem o gráfico abaixo: boas rentabilidades!


Comentem!

Um comentário:

  1. Corrigi uma informação inconsistente no gráfico quando falei de rentabilidades estratosféricas de 2 fundos. Ao ver tantos arquivos de Rentabilidade e Perfil dos diversos fundos, errei em alguns dados, mas já está corrigido!

    Desculpem-me!

    ResponderExcluir