Busca

28 de novembro de 2010

DESAFIE-SE

Nas últimas semanas tem acontecido algumas coisas impressionantes e, além disso, muito, muito boas! Conheci algumas pessoas que podem fazer uma bela diferença em minha vida profissional nos próximos meses, tenho percebido que sou muito bom naquilo que faço (investir no mercado de capitais, educar e orientar financeiramente as pessoas); e ainda estou carregando/construindo uma sensação permamente de tranquilidade, sucesso, determinação e integridade.

Essa semana que se passou, especificamente, tomei uma decisão interessante em direção à alguns dos meus sonhos: falar, escrever, ler e entender mandarim. É, é isso mesmo: mandarim (vulgarmente chamado de chinês). É um idioma cheio de detalhes culturais: cada ideograma traz uma história, um desenvolvimento de uma idéia traduzida para a escrita. Além disso, o falar é muito sutil: existem 5 tons diferentes para cada simbolozinho que se vê por aí - e cada alteração na entonação pode significar uma coisa diferente. E o mais legal: depois que você pratica a escrita algumas vezes (umas 30 a 50 vezes, como se estivesse aprendendo as sílabas de nosso alfabeto na infância) fica muito fácil identificar (ler) os ideogramas espalhados pela internet. Além do mandarim, retomei meus estudos do inglês, que, infelizmente, não conseguirei obter a fluência que desejava até o fim deste ano.

Mas, e aí? O que isso tem a ver? Tem a ver com objetivos. No post anterior, eu disse que faltavam 41 dias para o fim do ano. Contando com o dia de hoje, agora faltam 34 dias. Estou reestabelecendo meus alvos e já praticando, o quanto antes. Para mim, pelo menos, 2011 não pode esperar. Profissionalmente, as coisas estão se delineando para acontecer um "boom": acredito que conseguirei unir as coisas que amo fazer ao trabalhar - investir, educar e orientar.

Daí, parece que o universo começa a conspirar a seu favor: no meu caso, estou conhecendo pessoas que se dispõem a me ajudar e indicar os melhores profissionais que podem fazer com que meu trabalho fique cada vez mais excelente. Gente que quer ser parceiro, sócio (sócia, vai!), que acredita, que confia... enfim, 2010 está começando a fechar de uma forma muito áurea.

O objetivo de hoje é: DESAFIE-SE!

Aprenda um novo idioma (se não quiser mandarim, não se esqueça que existe: japonês, tailandês, alemão, russo [risos], francês, espanhol, polonês, holandês, italiano, africâner, hindi, hebraico, o tão essencial inglês, e vários outros mais!); gostaria de ler mais? Desafie-se a ler ao menos um livro por mês; quer ter mais amigos? Determine ao menos um fim de semana para sair e conhecer gente; uma namorada (o) nova? Desafie-se e tenha coragem para conversar com a pessoa que você escolheu - mesmo que não dê certo, você foi lá e fez! Perder peso? Comece com uma coisa simples: acorde mais cedo e vá caminhar; tem muita coisa que podemos fazer - basta nos desafiarmos (de verdade) e, claro, termos a resiliência necessária para continuar.

Bem, eu já cravei dois desafios e estou bem animado com isso: o aprendizado dos idiomas (inglês e mandarim) e meu negócio que está se estruturando.

Pensem sobre isso e: comentem!

再见 (significa "tchau" em mandarim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário