Busca

20 de novembro de 2010

Recomeçar e planejar

Antes de qualquer coisa, desculpem-me. Peço desculpas àqueles que assinaram a newsletter do Riquezas da Vida a fim de receber novidades e, também, às pessoas que lêem ou leram o blog. Confesso que eu não tinha visto que algumas pessoas têm interesse naquilo que eu escrevo. Sim, são poucas ainda, mas que valorizaram, de uma forma ou de outra, o conteúdo desses posts. O blog tem sido visto e recebido, inclusive, visitas internacionais, especialmente dos Estados Unidos e algumas da Europa. Recebi um grande e positivo feedback de uma leitora (e amiga) essa semana, que eu jamais imaginaria que fosse ler TODOS os posts. Ela me disse que, apesar de muitos serem voltados ao mercado de capitais, alguns fazem repensar, refletir sobre questões essenciais da vida, sob uma nova abordagem. Porém, também, recebi um belo "puxão de orelha": eu descontinuei muito as minhas publicações nesse ano de 2010. Enfim, vamos recomeçar.


Faltam 41 dias para o Ano Novo, 2011, Reveillon, roupas brancas, roupas íntimas amarelas (ai, ai...); faltam 35 dias para o Natal (se quiserem, roupas vermelhas! hahaha); ah! E 10 dias para que dezembro chegue. Quem não se deu conta ainda, estamos, definitivamente, na reta final, no fim do ano. Ainda se lembra dos projetos e promessas feitas na virada de 2009/2010 ou até mesmo no início deste ano? Compromisso de, sei lá: fazer academia, emagrecer, poupar x% dos rendimentos mensais e investi-los, sair das dívidas, zerar o cartão de crédito, conseguir um namorado(a), casar, fazer uma faculdade, comprar (ou trocar) um carro, fazer uma viagem digna de ser chamada de "viagem", mudar de casa, de trabalho, fazer (ou terminar) uma pós-graduação, ir mais à igreja, trabalhar mais, trocar de trabalho ou conseguir postos melhores dentro da companhia ao qual se trabalha, cuidar melhor da saúde, ter mais tempo para a família... enfim, qualquer coisa que foi promessa no passado, agora vem com aquela carga de "cobrança"; está na hora de se preparar para fazer um balanço, um balanço anual - e fazer isso com coragem, mesmo que já saiba que não se atingiu ou se desviou daquilo que foi proposto láááá atrás...

Mas por que pensar nisso com, praticamente, 40 dias do fim do ano? Alguns podem pensar: "farei isso mais tarde, quando o ano estiver terminando"; tudo bem, fique à vontade quem pensa assim. Porém, o que proponho é uma reflexão MUITO profunda: e isso leva tempo. Para quem é jovem, para quem já é adulto, para quem é, vamos dizer, maduro, para quem é experiente: sempre devemos ter a necessidade suprema de evoluir. Evolução no sentido mais amplo de sua palavra: socialmente, profissionalmente, afetivamente, espiritualmente, emocionalmente, fisicamente, mentalmente... tudo o que quiser que seja adjetivo terminado em "mente". "Nossa, mas aí é muita coisa pra se pensar", alguns pensarão. Sim, é. E é por isso que chamo a atenção pra isso agora. O ano novo no Brasil "começa" apenas depois do Carnaval (que em 2011 será em março); porém, até lá, existem vidas, pessoas, contas (e muitas!), planos, e sei lá mais o quê! Fazer essa revisão, esse balanço, começando por agora, faz com que 2011 comece em janeiro e dá mais tranquilidade e clareza em relação a qualquer ajuste que tenha de ser feito.

Eu já devo ter escrito isso em algum post anterior, mas vale ser repetitivo nesse caso e talvez com uma nova abordagem: antes de definir prazos, meios, defina primeiro O QUE quer no novo ano. Considere uma ou duas grandes metas, no máximo. Sabe o porquê disso? Simplesmente para dar foco. Tendo essas duas grandes metas claras e definidas, desenhadas e coloridas, pense em COMO atingi-las. Vai precisar de dinheiro para conseguir? Sim? QUANTO dinheiro? Não tem disponível? Como pode consegui-lo? Tem que se reeducar para consegui-lo? Sim? Então de que forma precisa fazer esse processo? Como vai pagar as dívidas para depois conseguir atingir a meta? Ah! Não tem dívidas. Então, como se planejar para alcançar o objetivo? QUANDO pretende ou precisa (em alguns casos) atingir esse objetivo? Enfim, seja um auto-inquisidor. Seja meticuloso, preciso, mas não deixe de ser flexível (eu não disse desleixado ou molenga, note bem!). Estabelecida a grande meta do ano (ou as grandes metas), faça o exercício que fizemos há pouco: quebre-a em pequenas metas, com prazos estabelecidos; revise-as constantemente, para saber se está indo em direção à sua realização e em uma velocidade adequada; foque, mas não fique cego. E tão importante quanto planejar: ESCREVA TODO SEU PLANO e COLOQUE EM ALGUM LUGAR EM QUE VOCÊ POSSA VÊ-LO E LÊ-LO TODOS OS DIAS.

Agora, percebam: eu NÃO propus 10 metas. Coisas e idéias novas vão surgir no meio do caminho? Claro que sim! E é bom que surjam, pois delas podem vir oportunidades e aprendizado. Porém, aos poucos, "no saldo", em vez de uma ou duas metas, conseguirão se concentrar em algumas mais, fazendo a roda da vida andar um pouco mais rápido, saindo do movimento gravitacional padrão: ficar parado. Com o tempo, vão se acostumando a tomar decisões importantes sobre todas aquelas áreas da vida anteriormente apontadas. Mas é preciso começar, ou melhor: é preciso recomeçar.


Muito obrigado, um bom fim de semana e: comentem!


PS.: Faz parte do meu planejamento ser mais assíduo com o meu blog, REcomeçando desde já!

Um comentário:

  1. Caro, fiquei curiosa em sua frase no face, e decidi espiar um pouco seu recomeço enfim terminado. Contudo achei muito interessante!! O texto é maravilhoso e muito bem escrito. Porém achei muito melhor a parte em que você expressa: - Seja meticuloso, preciso, mas não deixe de ser flexível.

    Achei essa frase um máximo. Até mesmo peço desculpas pela minha pronúncia. MAs me identifiquei muito com este post. Portanto gostaria de ver até onde vai sua objetividade e ousadia ? Não veja isso como um desafio e sim como uma leitora que lhe parabeniza, pois, no ângulo em que me encontro em um texto pude ter a oportunidade de encontrar o que eu precisava. Alias, você sabia que estou tendo aulas de finanças e Contabilidade Gerencial?
    Acho que fica fácil de entender meu interesse repentino em seu Humilde Blog " inteligentissimo".

    Desde já,
    Fico honrada em poder compartilhar pensamentos e opiniões. E gostaria de presenciar mais post nesse nível, que por sinal de alta qualidade. Vou recomendá-lo para meu chefe e professores.

    Grata
    Talita Oliveira

    ResponderExcluir