Busca

29 de dezembro de 2009

Mensagem de Ano Novo

Antes de qualquer coisa, quero pedir desculpas; fiquei afastado do blog por algumas poucas semanas porque realmente precisei: finalizando meu MBA em Mercado de Capitais - que imaginei que seria mais tranquilo no final acabou sendo muito mais agitado - festas, sem acesso a internet na época do Natal... isso tudo contribuiu para meu "afastamento".

Mas de certo modo, deu tempo para refletir e pensar no último post do ano.

É tempo de festas! Mas também de reflexão. É incrível como essas últimas semanas sempre nos remetem a pensar no que aconteceu de bom, de ruim, no que realizamos, no que não conquistamos, enfim, o 'Balanço do Ano'. Eu, particularmente, faço meu balanço trimestralmente (parece até empresa de capital aberto!): nele verifico como está meu desempenho em alguns papéis de minha vida: como pessoa, marido, filho, profissional, amigo, e tantos outros papéis que eu tiver. Além disso, também faço o Balanço do meu Patrimônio Líquido - ou seja, quanto que minha riqueza cresceu ou diminuiu ou ficou parada (patrimônio de verdade: todos os bens, investimentos e disponibilidades menos as obrigações financeiras). Nesse balanço, por ter um tempo relativamente curto, consigo verificar desvios no meu planejamento anual e corriji-los a tempo, antes que chegue essa época sem que consiga saber exatamente o que ocorreu.

Além do mais, nos dois últimos dias, antes da virada, faço meu planejamento de tempo, traço (ou retraço) minhas metas e objetivos seguindo algumas definições comigo: duas grandes metas anuais que se dividirão em metas mensais (4), semanais (2) e depois em tarefas diárias. É um planejamento demorado, mas norteia todo o ano e te dá foco; impõe um sentimento natural de disciplina; e, com as revisões periódicas, mantém-se a clareza do alvo.

Não vou me estender muito nesse assunto, mas vale pensar em aprender coisas novas: novos cursos, um novo idioma, aperfeiçoar-se, enfim, tem muita coisa que dá pra ser feita num ano que, novamente, chega "limpinho".


Desejo a todos um Feliz Ano Novo repleto de realizações, sucesso, muita saúde, paz e felicidade.



Phillip Souza, o Investidor Milionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário