Busca

13 de outubro de 2009

Viver na cidade ou no campo? (Esopo)



Particularmente, fábulas são uma excelente forma de transmissão de ideias.

Eu li em uma e-zine a fábula Viver na cidade ou no campo?, de Esopo, para tratar de um tema bastante comum: a mania que as pessoas têm de achar que a vida dos outros é sempre melhor que a sua, arrumando, até mesmo, alguns problemas com isso. Logo em seguida meus comentários. Primeiro, vamos à fábula:

Um camundongo que morava na cidade foi visitar o primo que vivia no campo. O do campo era um pouco arrogante, mas queria muito bem ao primo, de maneira que o recebeu com satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo.

O camundongo da cidade torceu o nariz e disse:

— Não sei como você consegue viver com esses pobres alimentos. Venha comigo e eu lhe mostrarei como se vive na cidade. Depois de uma semana lá, você ficará admirado de ter suportado a vida aqui.

Então, os dois se puseram a caminho. Tarde da noite, chegaram à casa do camundongo da cidade, que disse ao primo:

— Depois dessa caminhada, certamente você quer um refresco. E conduziu-o à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos.

— O que é isso? – perguntou, assustado, o camundongo do campo.
— São simplesmente os cães da casa – respondeu o da cidade.
— Simplesmente? Não gosto dessa música durante o meu jantar!

Neste momento, a porta se abriu e apareceram dois cães enormes. Os camundongos fugiram às pressas.

— Adeus, primo – disse o camundongo do campo. Vou voltar para minha casa.
— Já vai tão cedo? – perguntou o da cidade.
— Sim, já vou e não pretendo voltar – concluiu.

Na vida real

Acredito que todos nós já deve ter desejado viver a vida de outra pessoa. Já se pegou pensando: “Fulano sim é feliz, ele tem a vida que eu pedi a Deus” ou “Beltrano não tem do que reclamar, pois ele possui o melhor cargo nesta empresa”. É aquele caso de que "a grama do vizinho é sempre mais verde"...

Basta observarmos que todos nós, sem exceção vive de bons e maus momentos na vida e, geralemente o que os determina é nosso ponto de vista em relação aos nossos pensamentos. Todo cargo ou profissão tem aspectos positivos e negativos; toda relação tem aspectos positivos e negativos - para quem ainda não acordou o mundo é repleto de dualidades. Ninguém vive na completa perfeição, mas muita gente demora a entender isso e passa anos sonhando com a vida dos outros enquanto faz da sua própria realidade um verdadeiro inferno.

Muitas pessoas até mudam de profissões, cidades e empresa porque acham que tudo será mais fácil baseadas somente nas experiências dos outros, como o personagem da fábula. Essas pessoas, e o camundongo do campo, só se esquecem de verificar antes se o melhor para os outros é realmente o melhor para elas. Então, antes de pensar que os outros têm uma vida ou algo melhor que você, analise todos os prós e contras, principalmente os contras, afinal, eles existem!

Um comentário: