Busca

10 de março de 2014

Seu terceiro obstáculo EMOCIONAL: as Crenças de Luta

No último post nós abordamos o segundo obstáculo emocional que nos impede de seguir adiante, uma poderosa parte de nossa personalidade que tem a finalidade de nos proteger, porém, talvez, ele esteja nos protegendo de forma inadequada: o Guardião. Foi proposta uma atividade para que você pudesse tomar consciência da forma como o Guardião age em sua vida, principalmente através de sono, distrações, emoções fortes e o sentimento de desdém. No primeiro post tratamos dos medos.

Nesse post, vamos tratar do terceiro obstáculo, que são as crenças de luta.

Os três obstáculos costumam atuar de forma conjunta. O Guardião se utiliza das crenças de luta para justificar muitas das coisas que ele faz; os seus medos também entram dentro da sua conversa interna, aquela conversa que você tem com você mesmo.

As crenças de luta, muitas vezes, é que estão por trás de tudo isso, por trás de todos esses obstáculos abordados.

Nós temos uma tendência a dar mais valor àquelas coisas que foram mais difíceis de conseguir. Então por que geralmente não conseguimos alcançar elevados níveis de sucesso e realização, como algumas poucas pessoas parecem alcançar? Porque muitos de nós desenvolvemos, por uma questão cultural, as crenças de luta. A ideia de que uma vitória para valer a pena tem que ser suada, tem que ser na luta, tem que ser ganha com garra. “O céu é conquistado a força”, “não existe vitória sem sacrifício”, “tudo que vem fácil vai fácil”.

É verdade que no mundo teremos aflições: nós vamos passar dificuldades na vida – isso é um fato. Quando queremos obter um determinado resultado, automática e naturalmente já nos deparamos com vários obstáculos: muitas vezes é necessário desenvolver determinadas habilidades para superá-los.

Só que, por uma questão cultural, muitos de nós acabamos, para tentar valorizar e enobrecer mais a nossa vitória, criando inconscientemente outras dificuldades. Criar mais dificuldades que a própria situação já tem naturalmente para tornar aquela vitória mais valiosa. Isso é um grande perigo: muitos de nós vivemos isso e não percebemos.

Uma tipo de crença de luta muito comum é “o que vem fácil vai fácil” ou acreditar que “o filho do Eike Batista não tem valor: é um cara que não serve para nada, é só um herdeiro” ou “essa mulher é famosa só porque ela é bonita” ou “esse cara aí ganhou tudo de mão beijada” ou outras coisas do tipo. Temos a tendência de falar assim das pessoas que aparentemente têm mais facilidade na vida.  É muito importante tomar consciência disso porque quanto mais você desvaloriza as pessoas que têm facilidades na vida, mais inconscientemente você busca viver dificuldades: afinal, “você não quer que a sua vitória seja igual à da pessoa que considera que não tem valor”. Inconscientemente você fica procurando mais dificuldades; é um processo inconsciente de auto sabotagem: você não faz isso de propósito, mas se você tem crenças de luta de que as coisas só tem valor se tiverem muita luta, muita dificuldade, isso automaticamente faz com que seu inconsciente busque por mais dificuldades ao longo do caminho.

Às vezes você já teve numa situação em que foi difícil aprender determinada disciplina e para outras pessoas foi mais fácil que para você. Pode ser uma dificuldade de aprendizado, pode ser uma questão de aptidão, mas pode ser uma questão de crenças de luta. Então é necessário tomar consciência disso.

A vida tem dificuldades naturalmente, porém quando nós desenvolvemos muitas crenças de luta acabamos criando mais dificuldades que o necessário.

A terceira atividade portanto, é tomar consciência de quais são suas crenças de luta. Crenças do tipo “o que vem fácil vai fácil”; “As melhores pessoas são aquelas que superam grandes dificuldades”; ou “Paris Hilton: o que ela fez para ser tão rica? Ela não merece essa vida que ela leva” ou “Por que o Neymar ganha tanto dinheiro?

Só para esclarecer essa questão do “herdeiro”: imagina que você trabalhe muito forte e muito duro e se torne um grande milionário, talvez um bilionário. Pelo fato de você ter construído essa fortuna, a vida do seu filho não deveria ser mais fácil do que foi a sua? Não faz sentido isso? Se você se torna um bilionário, você vai querer que seu filho passe pelas mesmas dificuldades que você? É bem provável que você vá cuidar dele, educa-lo, forjar a pessoa, não dando facilidades demais para que não fique mimado, mas ele não vai passar pelo mesmo sufoco que você passou.

Quando você julga outras pessoas de acordo com esses parâmetros de certa forma vocês está impondo a si mesmo a obrigação de viver determinadas dificuldades. Tomando consciência das crenças de luta, fechamos o ciclo desses três obstáculos.

Quais são suas crenças de luta? Quais são as ideias que você tem a respeito da verdadeira vitória, das lutas que ela tem que ter e as dificuldades? Quais são as coisas que você acredita que uma pessoa tem que passar sufoco, dificuldade e que tem atuado em sua vida de uma forma profunda?

No próximo post falaremos sobre outro obstáculo, mais profundo, que tem a ver com aquilo que acreditamos: nossas histórias pessoais.


Até lá!


Confira os outros obstáculos:
Seu primeiro obstáculo EMOCIONAL: Medos
Seu segundo obstáculo EMOCIONAL: o Guardião da Escassez


Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe esse post com seus amigos no Facebook ou no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário