Busca

8 de maio de 2010

O dia em que a terra parou

Tarde de quinta-feira, dia 06 de maio de 2010: o dia do caos. Nesse dia algumas notícias estavam impactando negativamente os principais índices das bolsas em todo o mundo. Era sobre reforma financeira nos EUA, um mau humor generalizado por conta das questões de crédito e endividamento na Europa, enfim, fatos que estão deixando o mercado, até então, com um péssimo humor ultimamente. Só para relembrar, algumas recentes quedas expressivas foram causadas por questões de rebaixamento de crédito em alguns países europeus: Portugal, Grécia (duas vezes, inclusive), Espanha - todos eles pertencentes à sigla que foi cunhada em sua, digamos, "homenagem": PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, traduzindo do inglês). Nesse dia também o dólar começou a disparar, uma elelvação acima de 5% no dia, o que parecia muito estranho.

Mas, por volta das 15h30min às 16h aproximadamente, o mercado global "sangrou" de uma forma como nunca tinha acontecido antes: o índice Dow-Jones chegou a mais de 10% de queda, o Ibovespa a um pouco mais de 8% de queda; todos imaginávamos que aconteceria um Circuit Brake e que uma nova crise já se confirmava com todas as letras.

Porém, o mais impressionante também aconteceu: da mesma forma que caiu, subiu: em aproximadamente 5 minutos o DJIA (Dow-Jones Industrial Average ou simplesmente Dow-Jones) recuperou quase 8% de queda, dando um susto muito forte no mercado - fechando o dia com 3,20% de queda. A bolsa brasileira refez o mesmo caminho, voltando e fechando o dia com 2,31% de queda. Um momento histórico que, bem provavelmente, eu jamais voltarei a ver - acho.

Esse caos todo foi causado por, até onde sei, uma série de 19 ordens erradas em um intervalo de 7 segundos: uma delas era para ser ordem de venda de índice do S&P500 de 15 milhões de contratos - uma ordem expressiva, mas que o mercado "aguenta"; porém o operador lançou uma ordem de 15 BILHÕES de contratos - 3 "zeros" a mais derrubaram TODOS os mercados mundiais. Todas as ações do DJIA e do Ibovespa sofreram desvalorizações repentinas, rápidas. Uma das ações de uma empresa americana, por exemplo, a Accenture (NYSE:ACN) saiu de um pouco mais de US$ 42,00 para US$ 0,01 e voltou para o patamar anterior em uma fração de 2 minutos.

Um fato marcante que muitos especialistas, chefes de análise, operadores, investidores jamais viram em toda sua história.

O que podemos concluir com isso? Que todos, sem exceção, estamos sujeitos ao comportamento de massa e, dependendo de nosso estado emocional e preparação, podemos ganhar muito dinheiro ou perder na mesma proporção - ou até mais.

O Mercado de Capitais não é simplesmente dinheiro; é muito mais que isso: é psicologia e controle emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário