Busca

15 de junho de 2010

Dicas de Economia

1) Crie um cenário de longo prazo e faça revisões periódicas. A única forma de ganhar dinheiro no mercado financeiro (como em qualquer outro) é ter uma opinião clara sobre o que está acontecendo. Sua convicção vale ouro, não deixe que outros façam isso para você.

2) Caso você tenha um perfil mais arrojado e faça Day-Trade, observe com atenção a Agenda Econômica da semana, em especial os indicadores norte-americanos. É naquele mercado onde se formam os preços em escala global.

3) Se é verdade que tempo é dinheiro, o melhor conselho é paciência e constância. O mercado tende a remunerar quem possui estas qualidades e do ponto de vista econômico o cenário longo é persistente e pode trazer ganhos.

4) As previsões econométricas possuem – geralmente – grande margem de erro. Não acredite que existam modelos matemáticos perfeitos, no geral os modelos só nos mostram o que nós colocamos dentro deles. Fique atento, as variáveis chaves podem mudar a qualquer instante.

5) No mais a maioria dos problemas econômicos de hoje foram as soluções econômicas de ontem. Não se iluda, o sistema econômico é por natureza instável.

6) Antes de comprar uma ação, pergunte: porque devo comprar esta e não outra? Você deve ter em mente o que o motivou a investir numa empresa que trabalha em dado mercado. Dessa forma poderá entender com maior clareza as oscilações nos preços e não se apavorar quando há alguma queda.

7) Não aposte no fim do mundo. Muita gente se desfez das suas posições na bolsa no auge da crise financeira porque acreditava, erroneamente, que as economias iriam derreter frente a crise sub-prime. Comportamentos desse tipo acontecem em pessoas que não possuem cenários de longo prazo, e que não sabem ao certo o porquê de estarem comprados em dado ativo.

8) Se não sabe de algo, pergunte. Ninguém tem obrigação de saber tudo, e neste caso, estamos falando do seu dinheiro. Logo, vá em frente e tire todas as suas dúvidas.

9) Não existem gênios, gurus ou coisa que o valha. O que existe no mercado financeiro é trabalho sério e duro. Cair no canto da sereia neste caso pode ser potencialmente perigoso.

10) Existem profissionais que podem auxiliar nesta tarefa. Procure uma corretora de títulos e valores mobiliários, veja se ela te traz confiabilidade e tire suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário