Busca

29 de setembro de 2009

Planejamento Estratégico Pessoal

Por que deveríamos ter um Planejamento Estratégico Pessoal? Soa muito "corporativo", não?! Contudo, é essencial estabelecer metas, objetivos, pois somente com a definição do que você realmente quer é que você poderá criar estratégias para alcançar o que deseja. De modo geral, o brasileiro não faz planejamentos. Deixa a vida rolar... deixa o barco ser levado pelo mar (até rimou!). Mas, cada um de nós, somos donos de nosso destino e capitães de nossos navios: o navio da vida.

"Uma vida de sucessos não se baseia em sonhos, mas metas reais e planejamentos objetivos"

Estamos vivendo o início da era do conhecimento, acredito que ao mesmo tempo que a era do auto-desenvolvimento pessoal. Agora, é mais do que necessário conhecer-se bem e escolher um caminho a seguir. Nunca tivemos tantas oportunidades de encontrar a auto-realização, o aproveitamento destas chances depende unicamente de cada um de nós.

Somos seres extremamente adaptáveis. Podemos mudar quando queremos. Aliás, vale a reflexão do ponto seguinte: as crianças são como esponjas, assimilando e absorvendo tudo o que lhes são apresentadas; porém, nós adultos aprendemos SOMENTE SE QUISERMOS. As crianças aprendem pela Pedagogia; já os adultos aprendem pela Andragogia que é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender. Ou seja: nós temos o poder da escolha.

Planejar a vida não significa adotar uma postura radical e inflexível. Muito pelo contrário: planejamento é a chave para a auto-realização e para o sucesso pessoal, incluindo a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Mas para atingir a plenitude, tem que se ter alguns pilares fundamentais em sua vida:
  • Missão pessoal;
  • Visão Pessoal;
  • Foco;
  • Projeto de Vida;
  • Organização Pessoal;
  • Administração do Tempo;
  • Buscar a motivação.

MISSÃO PESSOAL

O que é uma Missão Pessoal? Simples: é uma declaração que descreve o que você é e de que forma você contribui com o mundo à sua volta.

A missão pessoal diz de forma mais específica o que as suas ações e intenções representam de fato. Não é onde você quer chegar, mas onde você está agora, o que você é. Reflete seus talentos, o que você faz que repercute em sua vida e na de outros.

Quando descobrir o que é que você fornece de único às demais pessoas, descobrirá a sua missão.

Reflita, portanto: qual a minha missão pessoal? No que eu sou realmente bom que faz a diferença na vida dos outros? Quais são os meus talentos?


VISÃO PESSOAL

Quando você tem uma visão, consegue ver sentido em em pequenas coisas do dia-a-dia que parecem insignificantes, consegue motivar-se, superar obstáculos, enfrentar desafios, pois sabe que está lutando por algo que deseja muito.

A visão indica onde você quer estar, ou como você quer estar dentro de um determinado tempo. Não chega a ser um objetivo específico, mas deve representar um ponto de referência, com poder de manter a motivação e o sentido durante o tempo em que você tiver se dedicando a chegar lá.

Perguntas: onde quero estar daqui 10 anos? Quem eu quero levar comigo nessa jornada? O que eu quero fazer daqui a 10 anos? (ou o tempo que achar interessante, desde que seja de longo prazo)


FOCO - QUAL O SEU ALVO?

O foco direciona o planejamento de acordo com o Projeto de Vida. É o destino onde você pretende chegar através do caminho percorrido com o planejamento.

É o motivo maior que guia a realização das metas. É a chave da motivação pois dá os porquês, as razões para as pequenas realizações do dia-a-dia.


PROJETO DE VIDA

O Projeto de Vida é a trilha por onde você irá percorrer ao executar os diversos planejamentos que tem e terá. É aqui que você executa as estratégias desenvolvidas para sua vida.

Não há tempo suficiente para que possamos fazer tudo o que temos vontade. A vida é feita de escolhas, no momento que você faz uma escolha, está abrindo mão de todos os outros “futuros” pertencentes às opções recusadas. A interligação e a seqüência desses caminhos é que faz um projeto de vida ser bem sucedido ou não.


ORGANIZAÇÃO PESSOAL

A auto-organização é a flexibilidade, ou seja, ninguém consegue ser de fato organizado agindo de forma inflexível. Isto porque vivemos num ambiente onde os fatores externos interferem em nossas vidas constantemente. A habilidade da auto-organização é justamente conseguir lidar com estes fatores da forma mais coerente e flexível possível, sem que as metas pessoais sejam alcançadas sem que a pessoa se estresse por ter que lidar com o inesperado.


ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Você aproveita ao máximo o seu tempo ou está jogando a sua vida fora aos poucos?

O correto aproveitamento do tempo não envolve somente planejamento, mas a própria vida diária. É na organização básica vivida no dia-a-dia que se aprende e se adquire habilidade em administrar o próprio aproveitamento do tempo. Quem não tem organização pessoal, acaba perdendo muitas oportunidades, desperdiçando recursos em excesso e direcionando esforços para as atividades erradas. Além do mais, apesar de redundante, perde (literalmente, pois não tem como recuperar) o seu ativo mais precioso: O TEMPO.


BUSCAR A MOTIVAÇÃO

Sentir-se motivado é saber para onde está indo. Quem não tem metas, acaba não vendo razão para fazer as coisas. Motivação vem do motivo.
Qual o motivo que você faz o que faz? Se a resposta não lhe agrada ou você não sabe como respondê-la, você não se sentira motivado.

A motivação nasce quando você sente o que faz tem sentido e gosta do que está fazendo. O seu grau de motivação para continuar progredindo determina o grau de realização das metas que você estabelece na vida.


"Sucesso na vida, em todos os sentidos, significa saber para onde você quer ir. Não são os outros que devem lhe dizer para onde ir e qual é o caminho. A conscientização do que se deseja implica determinação. Determinação é a ante-sala do sucesso"


"Alcançou muito sucesso aquele que viveu bem, riu com freqüência e amou muito."
Bessie Stanley

Nenhum comentário:

Postar um comentário