Sucesso é um conceito que tende a ser bastante pessoal e depende da sua forma como enxerga o mundo, não é? O paradigma da maioria das pessoas no mundo de hoje relaciona o sucesso financeiro, a fortuna financeira, como medida de sucesso de uma pessoa. Um pouco cruel, mas essa é a “verdade” dos últimos tempos. Bom, mas não precisa ser assim.
Na verdade todos nós somos seres bem sucedidos, de uma forma ou de outra. E isso é uma verdade bastante perceptível. Se, por exemplo, você está com uns quilinhos a mais, saiba que você é uma pessoa bem sucedida: bem sucedida em ter uns quilinhos a mais! Se você não pratica atividade física, é sedentário, você tem sucesso em ser sedentário. Se você se reconhece como uma pessoa difícil de lidar, com gênio forte, arrogante, você também está tendo sucesso: provavelmente sucesso em afastar as pessoas de você. Se você não tem domínio sobre suas finanças, não guarda e muito menos investe dinheiro, tem uma vida difícil, espremida por conta de falta de auto controle pessoal e financeiro, é bem provável que você esteja tendo sucesso em ser pobre (ao menos financeiramente).
Percebe como essa questão do sucesso é bastante subjetiva e depende do ponto de vista? Você sempre foi e sempre será bem sucedido: a grande questão é que podemos decidir com o que queremos ser bem sucedidos. Ok, os seus quilinhos extras não te agradam; você está cansado de ter esse tipo de sucesso (acumular gordura). Então, o que você pode fazer para ter o sucesso oposto: ser mais saudável e eliminar (perder não, porque se você “perder” você pode achar) o peso extra? Ter sucesso em se alimentar melhor é um passo importante e fundamental, concorda? Pedir ajuda de médicos e especialistas também faz parte desse novo foco de sucesso. Ter sucesso em começar e continuar uma atividade física (caminhar, depois, quem sabe, correr, praticar dança ou outra atividade aeróbia) é mais um passo que você pode dar. Então importante quanto chegar lá é manter esse sucesso. Com a prática e a repetição você acaba fazendo com que esse hábito (e, bem verdade, qualquer outro hábito) se estabeleça em sua vida.
E nas finanças? Bom, você também pode construir uma relação bem sucedida oposta à relação de sucesso com a pobreza e a necessidade. Primeiro você tem que ter sucesso em registrar suas despesas, classificando-as, discriminando-as de forma bastante detalhada. Vai aprendendo, assim, a ter sucesso para observar e administrar seu comportamento, pois certos padrões aparecem de maneira muito clara quando você faz esse exercício. Além do mais, deve procurar ter sucesso em guardar parte daquilo que você recebe mensalmente para poder investir (com sucesso!). Dessa maneira você poderá construir uma relação diferente com seu dinheiro: da relação de sucesso com a pobreza para uma relação de sucesso com a riqueza e a acumulação.
Grande abraço!
PS.: as 11 maneiras de ser bem sucedido estão espalhadas pelo texto, conta aí que você encontra! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário