Busca

9 de fevereiro de 2011

Uma Técnica para Produzir Idéias

Primeiro post do ano, 40 dias após o último... está na hora de voltar a escrever. Mas esse tempo todo de afastamento foi MUITO importante: um antigo sonho (agora compartilhado e vivido com uma grande companheira e sócia) já é realidade. E está se tornando a cada dia mais vivo, mais intenso, mais urgente: o nascimento de uma empresa de Educação Financeira e Planejamento Financeiro Pessoal. Então, após o nascimento da nossa empresa, batizada com o nome CRITERION, as coisas ficaram bastante atropeladas. Atropeladas no sentido maravilhoso de ter que dar atenção ao negócio, à fase pré-operacional, a formação das primeiras parcerias estratégicas, enfim... tudo nesse mês que passou e com certeza mais coisas pela frente, graças a Deus! Mas não posso descuidar. Gosto de escrever posts grandes, detalhando bem as coisas; mas, talvez, não consiga fazer isso sempre. Além disso, o ano de 2011, a virada de década começou e de forma bastante intensa em todos os aspectos de minha vida - todos.

Eu recebi uma mensagem em meu e-mail hoje de manhã da qual gostaria de compartilhar. Exemplifica bem o que está acontecendo comigo e pode ser usado para qualquer coisa e qualquer pessoa: desafio-os a usarem.


"Estamos apenas começando a entender os caminhos misteriosos em que a mente funciona, mas as pessoas bem sucedidas já sabem deles há muito tempo: sabem como usar o poder da visão criativa e tirar vantagem disso. Muitas "novas" idéias não são realmente nada mais do que uma nova combinação de dois produtos ou ideias conhecidas.

No entanto, grandes fortunas foram construídas sobre essas combinações, quando elas são apoiadas por um nome e uma inteligente campanha de marketing.

Existe um processo definido que você pode usar para fazer acontecer em sua imaginação. Em seu livro, "A Technique for Producing Ideas" (tradução livre: "Uma Técnica para Produzir Idéias"), James Webb Young identificou cinco etapas:

1. Reúna as informações adequadas.

2. Trabalhe a informação em sua mente.


3. Incube a idéia em seu subconsciente.


4. Reconhecer a fase "Eureka!", quando a ideia nasce.


5. Forme e desenvolva a idéia para uma aplicação prática.



A técnica funciona. Experimente-a na próxima vez que você estiver procurando uma solução criativa para um problema antigo.
"


Reitero: desafio-os a experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário